Blog

11 Características do Despertar – por Gustavo Tanaka

 

 

O Receitas pra ser feliz esteve em um evento da Cuidadoria, empresa colaborativa que já foi entrevistada por nós, e  neste evento o tema era Espiritualidade nas Empresas, e o palestrante da noite foi Gustavo Tanaka. 

Gustavo ficou famoso quando um texto seu viralizou na internet em 2015, chamado “Há algo de grandioso acontecendo no mundo”. Mas como o próprio Gustavo disse em um dos seus textos, dá agonia quando lhe pedem uma biografia, é como se vestisse uma calça apertada, afinal Gustavo tem muito conteúdo e experiência tanto interior quanto com o mundo. Para dar mais algumas referências para quem não o conhece, ele é autor de 2 livros (“11 Dias de Despertar” e “Depois do Despertar”), co-criador da Baobbá e de outras empresas livres, e tem um site/blog onde expõe com coragem seus pontos de vista: www.gustavotanaka.com.br

Vamos repostar aqui alguns de seus textos, mas não deixe de visitar seu site, com conteúdo completo.

Começando por este texto, que conheci antes de conhecer o Gustavo, no Blog “Semente das Estrelas”

“11 Características do Despertar”

Gustavo Tanaka

 

 

Muito tem se falado ultimamente sobre o despertar. Muitos blogs e sites estão escrevendo sobre um despertar coletivo e muita gente tem buscado isso. Mas afinal de contas, o que é esse despertar?É difícil buscar algo que não se sabe o que é. Por isso, vou descrever aqui como entendo tudo isso, com base no meu processo (compartilhado no livro 11 Dias de Despertar).Quem somos nós? De onde viemos? O que viemos fazer aqui e para onde vamos?A maioria das pessoas pensa nessas perguntas a vida toda sem conseguir chegar a uma resposta. A resposta vem com o despertar.O despertar é o momento em que você passa a enxergar a vida com outros olhos. É como ter sonhos lúcidos. Sabe aquele sonho em que você sabe que está sonhando?Para facilitar, aqui vão algumas das características:

 

1 – Você entende que essa vida não é tudo o que existe 

 

Quando você desperta, você entende que isso aqui que acontece entre nosso nascimento e a nossa morte não é tudo o que existe. Você entende que isso é apenas uma etapa de um processo contínuo e infinito.

 

2 – Você entende que isso é um jogo 

 

Podemos comparar a nossa existência aqui a um jogo, ou um filme. Você está aqui interpretando um personagem. Você escolheu quem queria ser nesse jogo. Você escolheu o personagem que queria interpretar nesse filme. Quando isso acontece, o seu envolvimento com tudo o que acontece aqui é totalmente diferente. Você se liberta do drama. Você não tem o mesmo sofrimento com tudo o que te acontece, porque entende que você não é esse papel. Você sabe que é muito maior que isso.

 

3 – Você perde o medo 

 

Quando você desperta, você sai da frequência do medo. Você passa a vibrar um pouco mais alto,você eleva sua frequência acima do medo. Isso quer dizer que o medo não te envolve mais. E quando isso acontece, você fica livre. Livre para fazer o que quiser fazer.

 

4 – Você se reconecta com o coração 

 

Estamos o tempo inteiro sendo guiados pelo nosso coração. Ele está presente todos os dias, fazendo uma conexão com nossos pensamentos. O problema é que, ao longo dos anos, nós vamos deixando de acreditar que essa conexão existe e deixamos de seguir o que o coração está nos dizendo. Quando você desperta, você sabe que o coração está te guiando o tempo todo e você segue isso com muito mais naturalidade. O resultado disso é que a vida fica mais fácil. Você se move com menos esforço, pois o coração dá o caminho de menor resistência.

 

5 – Você entende que tudo está conectado 

 

No processo de despertar, você começa a se dar conta de que tudo é parte do todo. E que assim,estamos todos conectados. Podemos interpretar isso do ponto de vista da física, entendendo que todas as coisas são feitas da mesma partícula, ou podemos ver do ponto de vista espiritual, sabendo que todos somos luz e viemos de uma única luz.

 

6 – Você se liga nas sincronicidades 

 

Quando você entende que tudo é parte de todo e que assim, tudo está conectado, você começa a ver como as coisas se conectam. É como se estivéssemos envolvidos em uma grande teia de aranha que está conectando todas as pessoas, todos os objetos e todos os eventos. Essa grande teia promove encontros. E esses encontros são as coincidências e sincronicidades. Então você saca que coincidências não existem como obra do acaso, mas são os instrumentos para promover os encontros. Elas estão acontecendo o tempo todo. Apenas não estamos atentos na maioria das vezes. Com o despertar, as sincronicidades ficam mais fortes e acontecem mais vezes, pelo simples fato de que você está prestando atenção a todas elas.

 

7 – Você se abre para a vida 

 

Quando você percebe as coincidências e sincronicidades, você entende que enquanto está tentando dar duro, assumir o controle e dar o comando para que as coisas saiam do jeito que você gostaria, a vida já está trabalhando para você. E quando isso acontece, você segue o fluxo. Você se deixa levar pelo que a vida te apresenta. E isso é uma das coisas mais espetaculares que se pode vivenciar. Deixar a vida te apresentar as soluções a todas as perguntas que faz e todos os problemas que quer resolver.

 

8 – Você fica no presente 

 

Quando você desperta, você enfraquece a sua mente racional. A sua mente racional é quem está o tempo inteiro te tirando do aqui e agora. Ela está fazendo você pensar em tudo o que pode dar errado e fazendo você se lembrar de todas as coisas erradas que já fez. Quando você enfraquece a mente racional, você a desacelera e você pode ficar no presente.

 

9 – Sua noção de tempo muda 

 

Quanto mais no presente você fica, mais tempo parece passar em cada atividade. Então, aquela noção que temos hoje em dia, de que o tempo está passando cada vez mais rápido começa a mudar. O tempo passa a desacelerar. Os dias duram mais e você tem a impressão de que está fazendo muito mais coisa.

 

10 – Você desenvolve novas habilidades 

 

Quando você desperta, você começa a desenvolver novas habilidades, porque a sua percepção da realidade muda. Você fica mais atento, fica mais no presente, você escuta mais e fica mais sensível ao que está ao seu redor. Quando isso acontece, você começa a desenvolver a habilidade de notar a energia do lugar e das pessoas. Você sente como tudo ressoa em você. E quanto mais atento estiver a tudo, mais fácil fica de se conectar com as outras pessoas. Você se conecta em um nível muito mais profundo.

 

11 – Você se lembra 

 

O despertar traz consigo muita coisa. Você muda muito, a sua realidade muda e você leva um tempinho para entender tudo o que está acontecendo. Mas depois que entende, começa a juntar os pontos. E conforme vai juntando os pontos, você vai se lembrando. Você vai se lembrando do que veio fazer aqui, de quem é de verdade, se lembra das coisas que já sabia e se recorda que você já estudou as leis que operam aqui nesse plano.É nesse estágio em que eu me encontro agora. Eu estou juntando os pontos. Eu estou me lembrando. E isso me faz ter vontade de compartilhar tudo isso com vocês. Por que talvez, o que eu escrevo aqui, possa te ajudar a se lembrar também.Nós estamos vivendo um período único e mágico. Antigamente, era muito difícil o despertar acontecer. Era restrito a algumas pouquíssimas e raras pessoas.Hoje não. Hoje o despertar é possível. Todos que estão buscando, vão despertar.Tudo isso é real. Deixe esse conteúdo ressoar em você.Essas palavras vão ativar partes adormecidas em você e aos poucos você vai se lembrar.

 

Não tenha pressa. Já está acontecendo. Apenas continue fazendo o que tem feito recentemente.

 

 

 

Autor: Gustavo Tanaka – Autor de “11 Dias de Despertar”

Fonte: www.gustavotanaka.com.br www.sementesdasestrelas.com.br

Sobre o Autor

Receitas pra ser feliz

Somos um grupo de pessoas que acredita que podemos criar futuros desejáveis se buscarmos enxergar a abundância através de uma visão positiva da vida. Por isso, reunimos conteúdo sobre qualidade de vida, novas formas de trabalho, empreendedorismo criativo, sociedade, faça você mesmo e vários outros temas.

Deixe seu comentário